domingo, agosto 05, 2007

  • Angell
  • Leão Queer - Prémio (Temática Gay) Novidade - Festival de Veneza

    Há 21 anos que Berlin tem um prémio destes; agora é a vez de Veneza criar igualmente um prémio para distinguir os filmes de tematica gay ou lés; ou com personagens que o sejam... De seu nome Leão Queer...

    Segundo palavras de Dabiel Casagrande, director do Festival de Veneza informou á Hollywood Reporter: "Não estamos em busca do próximo Brokeback Mountain, mas sim à procura de filmes que retratem correctamente personagens ou temáticas gay".

    João Ferreira, director do festival Queer Lisboa, aplaude este novo prémio em Veneza e afirma: " É a prova da afirmação do cinema queer". "Já acontecia com Berlin e cada vez mais os festivais estão a aperceber-se que há um nicho de mercado que não só tem qualidade narrativa e estética, como tem uma linguagem própria e um grande potencial comercial". Ainda, que a tendência "vai ser esta" no futuro. Referindo-se, claro a outros festivais cinematográficos, "vai ser importante para todos os festivais de cinema queer". São festivais "por vezes com pouca visibilidade", que podem ganhar muito "com este continuado reconhecimento dos festivais mainstream e com maior impacto mediático".

    O Festival de Veneza realiza-se entre 29 de Agosto a 8 de Setembro.
    _____________________

    Fonte da notícia original: Diário de Notícias
    Foto: Foto de apresentação do filme, retirada algures da net.

    6 Comments:

    Blogger Memory said...

    Tal como em outras áreas, é importante que este tipo de iniciativas tenham cada vez mais peso e maior implantação. Talvez um dia os gays e lés sejam vistos e aceites de forma mais natural.

    Tenhamos esperança.....

    Fica bem rapariga,
    Bjs

    2:43 da tarde  
    Blogger papagueno said...

    Obrigado, aqui este teu amigo cinéfilo desconhecia a notícia. O "Brockeback" veio quebrar muitas barreiras e o gay deixou de ser o vilão ou a personagem florclórica e rídicula que habitualmente víamos nos filmes de Hollywood. O cinema de temática GLBT está a deixar de ser um fenómeno marginal e em breve irá abrir mais mentalidades. Pelo menos espero que sim.
    Beijinhos

    4:14 da tarde  
    Blogger Caracolinha said...

    Eh lá ... e que novidade ... não sabia, realmente ... deixa-me adivinhar ... se fosses tu que mandasses o prémio já tinha nome ... IMAGINE ME AND YOU ... certo ??

    Beijoca encaracoladamente cinéfila ... :)

    11:10 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Memory,
    Tenhamos esperança que amanhã, as mentalidades sejam mais abertas; que procurem ver o que é verdadeiramente importante... Todos os seres humanos, e os seus sentimentos!

    Os festivais de cinema, puderão ser um bom empurrão; para dar isso mesmo a conhecer.

    Fica bem rapariga! :)

    Bjs!

    11:21 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Papagueno,
    Pois é rapaz; o cinema LGBT está a deixar de ser considerado marginal... o que é óptimo! As mentalidades já estão a mudar; aos poucos, é certo; mas estão... :)

    Bjs!

    11:35 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Caracolinha,
    "Imagine Me And You", seria um bom nome para o prémio, realmente! :)

    Sendo um filme com uma história de amor bela. Aliado a personagens absolutamente vulgares; ou seja, verdadeiras e reais. Pessoas normais como qualquer um de nós. Sem dramas, sem personagens caricatos... :)

    Bjs angélicamente cinematográficos!

    11:43 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home