quinta-feira, maio 10, 2007

  • Angell
  • Belezas De Outros Mundos

    Existem belezas que não têm comparação. Algumas estão perto de nós, ou no nosso planeta; outras há que habitam no Cosmos; e preenchem o nosso imaginário. Desde criança que o Céu sempre me fascinou. Foi sem dúvida com a série "Cosmos" de Carl Sagan, que o meu deslumbramento se intensificou. O mar celeste é capaz de nos transparecer a calmia, ao fim da jornada do dia a dia. Os sonhos caminham entre as Estrelas. Uma Estrela cadente risca o céu, e nós formulamos um desejo com intensidade. Saturno e os seus anéis de poeira, belo e estranho. Nebulas criam formas sorbebas que nos deixam completamente atónitos; olhos de várias colorações, flores, cabeças de cavalos; surgem destas maravilhas do Universo. Constelações e seus acompanhantes naturais, A nossa Lua, nosso satélite e inspiradora de tantos textos e amores. A Via Láctea e as suas redondezas. Cometas, que surgem de tempos a tempos. Não posso esquecer daquele que nos tem facilitado a observação de tantas maravilhas, o telescópio Hubble, que fez dezassete anos de estadia no espaço profundo. O "velhinho" ainda continua a sua odisseia; que espero que ainda por muito tempo. Dito isto, como estou a ficar saudosa, com licença que vou dar uma olhada lá fora e já venho...
    ______________
    Foto: IC434 Horsehead (Retirada algures da Net).

    8 Comments:

    Blogger Idiota said...

    Não sei se vais gostar mas é uma ideia... se tiveres tempo:
    (eu já fui a alguns... mas nunca sei quando vou :) sempre que fui foi com "amigos" )

    O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) retomou as suas Palestras públicas mensais, que como habitualmente têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês, estando já marcadas as seguintes:
    (...)
    Palestras Públicas 2007

    25 de Maio de 2007
    "Cosmologia Newtoniana",
    in
    Observatorio A. de Lx (que fica no ISA)

    Não vi o cosmos... apesar de haver gravações por aí... nunca vi...tenho pena... só sei algumas cosntelações de cor...
    Gostei das palavras do teu texto...mais uma vez...
    «Uma Estrela cadente risca o céu, e nós formulamos um desejo com intensidade.» Já o fiz...lol... e sabes acho que vou cortar a magia da estrela cadente... mas ela não passa de um meteorito a arder nas camadas altas da atmosfera...

    Beijo empatico :) (espero eu... )

    2:35 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Idiota,
    Obrigada por as informações astronómicas, rapaz! :)

    Também não sou nenhuma perita em cosmologa; mas para mim, é um Universo fascinante! :)

    Que pena teres cortado a magia sobre as "Estrelas Cadentes"! É que um pouco de romantismo fica sempre bem; qundo falamos do Céu! :)

    Beijo empatico!

    10:41 da manhã  
    Blogger whitesatin said...

    É sempre fascinante observar o céu noturno :)

    3:33 da tarde  
    Blogger Maria José said...

    «(...) Lá fora, a noite estava semeada de milhões de estrelas, planetas, cometas, asteróides nos seus voos loucos, constelações de todos os tamanhos e das mais diferentes formas. Olhou por cima do ombro direito, pela vigia lateral, procurando absurdamente uma luz branca que julgava ter visto algures, mas não se lembrava quando, nem sequer era capaz de dizer se a tinha visto, de facto, ou se apenas a tinha imaginado em sonhos. E, mais uma vez, repetiu baixinho e para si própria a pergunta que tantas vezes fazia, quando estava assim sentada à noite na nave, e via o Universo inteiro à sua volta: "Haverá alguém por aí à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?" (...)»

    [O Planeta Branco, Miguel Sousa Tavares]


    Foi o que me veio à memória...

    7:39 da tarde  
    Blogger Idiota said...

    ups... sorry...
    Mas não deixa de ser bonito na mesma...:)

    1:09 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Whitesatin,
    Fascinante, sem dúvida, rapariga! Em noites limpidas de Lua cheia; o "espectáculo" celeste é mesmo do "outro mundo". Tão distante, mas tão contagiante, com seus mistérios...! ;)

    Bjs!

    10:55 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Maria José,
    Que belo excerto esse do livro de, Miguel Sousa tavares.

    "Haverá alguém por aí à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?"

    Mais uma questão eterna, sem resposta! Sabes, eu acredito que, se há vida no nosso planeta; é bem possível que não estejamos sós, neste imenso Universo. Se são organismos inteligentes; que nos poderão guiar; talvez seja um dos ansejos da humanidade. No entanto, se o ser humano tem feito o que tem feito; para se auto destruir com tantas guerras, descriminações; violências; já devia ter descoberto que; o "milagre" não habita lá fora... mas dentro dos seus peitos. :)

    No entanto, adorei esse excerto; e como, enquanto há vida, há esperança... Quem sabe? Seria bom que assim fosse! ;))

    Foi o que te veio á memória; e veio muito bem! É lindo, rapariga! :)

    Bjs!

    11:14 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Idiota,
    Estás desculpado! :)
    É bonito na mesma, pois é!

    Bjs!

    11:18 da manhã  

    Enviar um comentário

    << Home