quinta-feira, setembro 06, 2007

  • Angell
  • Contra A Homofobia na Polónia!!

    Da Polónia chegam-nos muitas notícias homofóbicas. Pelo menos esta é sobre uma campanha anti-homofóbia... Haja o reverso!

    A Polónia iniciou mais uma campanha contra a homofobia; sendo uma iniciativa da ONG polaca Kampania Przeciw Homofobbi. Por toda a cidade de Varsóvia foram espalhados posters grandes, onde encontrava-se escrito o seguinte, em letras garrafais: "Estás a olhar pra onde, ó maricas?" e "Estás a olhar pra onde, ó fufa?".

    Depois das pessoas se interrogarem sobre o porque dessas frases... o segredo foi revelado. Os posters foram substituidos por outros dois, com a foto de um activista em tamanho real (homem ou mulher, conforme o caso), e podia-se ler o seguinte: "Maricas. Ouco-o todos os dias. O ódio magoa." e "Fufa. Ouço-o todos os dias. O ódio magoa." A simplicidade é a ideia...

    O resto transcrevo na integra...

    "E não se usa um termo complexo como "homofobia", mas sim as suas implicações reais quem o sente diariamente. Os "insultos" utilizados pretendem ilustrar a homofobia que se sente todos os dias, ainda que sob as mais variadas formas de manifestação. A expresão "O ódio magoa" expressa as ramificações de um discurso do ódio e da violência, "dando uma cara" às vítimas - nas quais geralmente se pensa em asbtracto. Os rostos da campanha são dois activistas da ONG, homossexuais e polacos.

    A Polónia tem um longo historial homofóbico, não cumprindo sequer as exigências da UE no que se refere à discriminação com base na orientação sexual. Este mês o presidente polaco Kaczynski afirmou, durante uma visita á Irlanda que "O aumento da homossexualidade levaria ao desaparecimento da raça humana".

    A parada gay foi proibida na Polónia durante dois anos seguidos (2004 e 2005), alegando-se que "a promoção pública da homossexualidade" não devia ser permitida. Foi finalmente autorizada em 2006, mas só após o assunto ter sido levado ao tribunal Constitucional. Ainda assim, foi marcada para o mesmo dia uma contra-manifestação do partido da Liga das Famílias Polacas (em coligação no Governo). Anos atrás, uma manifestação deste cariz, à qual se juntaram grupos de skinheads, terminou com grande violência e agressões aos manifestantes. Num ambiente hostil como a sociedadae polaca, dar a cara numa campanha destas, sendo cidadão polaco, não é nada fácil"

    Infelismente a homofobia, esconde-se de muitas formas, e é expressa... O racismo, o ódio por quem é diferente (por não ser compreendido), é então praticado... Para quando uma abertura de mentes? Para a compreensão do que tem realmente valor? O amor é universal, e é apregoado, mas fica apenas pelos pergões! Amar ao próximo, nem pensar! Para seres pensantes que somos, doutados de inteligência deixamos muito a desejar...

    Pobres mentes...
    _____________________

    Fonte da notícia original e foto: Opus Gay

    4 Comments:

    Blogger wind said...

    Excelente post!
    E no fim resumiste tudo.
    beijos

    12:07 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Wind,
    Obrigada, é preciso mostrar, divulgar o que se passa por este mundo... Quando é que a felicidade de uns deixa de finalmente incomodar os outros?

    O direito á felicidade (deve ser) é para todos!

    Bjs!

    1:07 da tarde  
    Blogger Special K said...

    Sinceramente nem percebo como é que este país intolerante em muitas aspectos e de um fanatismo religioso como já não se via há alguns séculos pode entrar na União Europeia.
    Beijinho

    9:47 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Special K,
    Pois, eu assino por baixo do que ecreves-te! Há coisas que não conseguimos compreender...

    Bjs!

    12:04 da manhã  

    Enviar um comentário

    << Home