domingo, agosto 12, 2007

  • Angell
  • ILGA Denuncia Em Bruxelas Discriminação De Gays Pelo BES

    A ILGA Portugal vai denunciar junto da Comissão Europeia um caso de alegada discriminação com base na orientação sexual no acesso a crédito de habitação perpetuado pelo BES

    Num comunicado difundido hoje, a associação dos direitos da comunidade gay, lésbica, bissexual e transgender repudia a situação em causa noticiada esta semana pela TVI, segundo a qual o Banco Espírito Santo terá discriminado um casal de gays no acesso ao crédito à habitação.

    Segundo a estação de televisão citada pela ILGA, O BES justificou a recusa em conceder ao casal de gays um empréstimo para compra da primeira habitção alegando que, de acordo com a lei portuguesa, «um agregado famíliar é um conjunto de pessoas constituído pelos cônjuges, e por isso está implícito que essas pessoas sejam de sexo diferente».

    «De acordo com o BES, não existindo casamento entre pessoas do mesmo sexo, a união de facto entre pessoas do mesmo sexo, ainda que prevista por lei, não se aplicaria», escreve ainda a associação, acrescentando que, segundo a TVI, o casal levou o banco a tribunal, que depois condenado, tendo entretanto interposto recurso de sentença, o que o BES desmentiu, em declarações à Lusa, referindo que vai acatar a decisão do tribunal.

    A ILGA sublinha que «o tratamento discriminatório de casais do mesmo sexo viola a Constituição da República portuguesa - que desde 2004 proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual - e vai contra o espírito da Lei 7/2001 (lei das Uniões de facto), que contempla explicitamente casais de pessoas de mesmo sexo».

    No entender da associação, apesar da lei, «a realidade é que esta não tem sido a interpretação de várias entidades públicas e privadas que se rufugiam na expressão "condições análogas às dos cônjeges" com o objectivo de discriminar casais gays ou de lésbicas», e alerta o Governo e a Assembleia da República para «a urgência da igualdade no acesso ao casamento civil».

    A associação ILGA recorda que fez um estudo em 2003 sobre empréstimos para compra de habitação para casais de pessoas do mesmo sexo unidas de facto, e na altura «a caixa Geral de Depósitos, o Banco Português de Investimento e o banco Santander/Totta afirmaram a sua política não discriminatória».

    Por sue turno, uma fonte oficial do BES, em declarações à agência Lusa, rejeitou «a insinuação de qualquer tipo de discriminação».

    «A prova de que o BES não discrimina é dada pela própria decisão do tribunal que teve por base um caso anterior de concessão de crédito por parte do BES a um casal do mesmo sexo. Ou seja, não está em causa qualquer questão de discriminação, mas tão só de interpretação da lei quanto à concessão de crédito a dois indivíduoas de mesmo sexo, independentemente de serem ou não casal», sustentou a fonte.

    O BES adiantou ainda que, relativamente a este caso, «decidiu não dar seguimento ao recurso e acatar a decisão do tribunal».
    ____________________
    Fonte: LUSA / SOL
    Fonte desta notícia que foi para aqui passada na integra: SOL
    Foto: Medimobiliaria
    ____________________
    Deixo ainda o link para o estudo da ILGA Portugal, feito em 2003 sobre os empréstimos á habitação aos casais do mesmo sexo: http://www.ilga-portugal.pt/glbt/sociedade20030402.htm

    A Notícia da TVI: Empréstimo dificultado a casal homossexual

    6 Comments:

    Blogger Special K said...

    Em nome do pai, do filho e do Espirito santo. Amén...
    Beijinhos

    11:14 da tarde  
    Blogger Caracolinha said...

    Bela publicidade esta para o BES ... acho que o BES deve estar verde mas não é de esperança ... é de raiva e arrependimento ... :)

    Beijinhos encaracolados anjinha doce ... :)

    PS. ena, ena ... desta vez são menos letras para copiar ... é que não me dou nada bem com estas coisas ... :)

    11:42 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Special K,
    LOLOL Bem lembrado... :)

    Bjs!

    10:38 da manhã  
    Blogger Angell said...

    Caracolinha,
    Molusquita, deve estar verde de raiva e arrependimento, deve! Para a próxima vai pensar duas vezes... com certeza... :)

    Bjs angélicos caracolinha doce... :)

    P.S.: Lolol, ainda menos que foram menos letras... Menos trabalho portanto!

    10:44 da manhã  
    Blogger Memory said...

    Por acaso vi a notícia. Sei que também há bancos que emprestam sem problemas. Este banco não é só descriminatório com os homessexuais, é também em outras situações com por exemplo, não fazerem empréstimos para propriedades rústicas. Tive esse problema quando quis comprar o meu monte e tive de optar por outro banco, o que fez com que acabassem por me perder como cliente.

    Fica bem rapariga,
    Bjs

    11:36 da tarde  
    Blogger Angell said...

    Memory,
    O BES não é realmente dos melhores bancos do mercado. É um dos mais antigos, com mais nome e poder; mas não tem as condições mais vantajosas; ou facilita tanto o cliente...
    Por isso que os perde...

    Fica bem rapariga!

    Bjs!

    9:35 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home